Sala de Recursos Multifuncional- SRM Faz parte da Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Paulo Ayrton Araújo é um espaço da escola para o Atendimento educacional Especializado AEE atende alunos com deficiência por meio do desenvolvimento de estratégias de aprendizagem,centradas em um novo fazer pedagógico que favoreça a construção do conhecimento pelos alunos subsidiando-os para que desenvolvam o currículo e participem da vida escolar.
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quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
TEACCH - O que é?
TEACCH - Treatment and Education of autistic and comunication handicapped children – uma abordagem comportamental com apoio na psicolingüística que tem como objetivo facilitar a aprendizagem da pessoa com autismo a partir do arranjo ambiental, ensino estruturado e comunicação alternativa. É um método americano específico para as desordens comportamentais advindas do autismo, sendo que sua aplicação provoca inúmeros benefícios nas áreas de linguagem, comportamento, comunicação e habilidades escolares.
SABENDO MAIS SOBRE O TEACCH:
Como o TEACCH funciona?
O modelo TEACCH funciona com uma série de procedimentos e materiais específicos para atender ao que o aluno com autismo necessita
Enfatiza basicamente as seguintes necessidades:
- Estrutura
- Sinalização do ambiente
- Previsibilidade da rotina
- Visualização das tarefas
- Comunicação alternativa
O que o TEACCH nos ensina?
O Programa TEACCH ensina para os pais e educadores:
1. Que podemos ensinar oportunidades para comunicar, fazer escolhas e meios comunicativos mais adequados enquanto trabalhamos os conteúdos escolares;
2. Que mais do que um simples componente curricular, a comunicação deve passar por todos os procedimentos e objetivos desde a idade mais precoce
3. Que os alunos autistas respondem bem aos sistemas organizados e visualmente estruturados (Schopler & Mesibov,1995)
4. Que a definição de “estrutura” do ensino é tida como a colocação das coisas, dos fatos, materiais e ambiente em um padrão definido de organização;
5. Que na tarefa de ensinar o que o aluno precisa e incentivar o potencial para favorecer as habilidades,esquecemos de olhar para as condutas necessárias para que as crianças funcionem tão independentes quanto possam.
TEACCH - Princípios e objetivos
Os objetivos do TEACCH são basicamente dez, a saber:
1. Ensinar a relação entre causa e efeito
2. Incentivar a comunicação
3. Ensinar habilidades para a vida adulta
4. Promover o máximo de independência reduzindo a ajuda do adulto
5. Promover clareza e sinalização do ambiente e tarefas
6. Apresentar visualmente instruções
7. Organizar a noção de fim
8. Manter a Rotina com flexibilidade
9. Respeitar a individualidade
10. Ensinar habilidades em situações as mais próximas das naturai
Princípios do programa TEACCH
Guiando-se pelos princípios abaixo, o TEACCH oferece as idéias básicas de sua fundamentação, sem as quais o educador não conseguirá organizar-se na estrutura do programa.
São eles:
1.Para se ensinar novas habilidades é necessário adequar o ambiente ás dificuldades do indivíduo.
2.A colaboração entre família e escola é condição indispensável para o tratamento
Para que que a intervenção seja eficaz é necessário colocar ênfase na HABILIDADE e nas facilidades
4.A corrente teórica que fundamenta a prática educativa é a cognitivo-comportamental
5.A avaliação deve nos guiar pelas áreas de desenvolvimento
6.Os suportes visuais auxiliam na estruturação da forma de ensinar. São os chamados “prompts"
7.A Previsibilidade organiza a mente caótica da pessoa com autismo
Fundamentação básica:
1.Preocupar-se com os interesses e facilidades do aluno
2.Realizar avaliação processual
3.Auxiliar o aluno na compreensão dos significados
4.Potencializar a comunicação com a família
5.Estruturar a forma de ensinar e apresentar as tarefas
6.Planejar estratégias de mudança comportamental mediante a análise funcional do comportamento
Características do TEACCH
• Individualidade na programação do currículo
• Instrução visual
• Rotina com flexibilidade
• Ambiente livre de hiperestimulação
• Ordenação universal (da esquerda para a direita/ de cima para baixo)
• Clareza nas ordens
• Automonitoramento provocando independência
• Análise de tarefas como recurso de ensino e avaliação
• Atividades e tarefas organizadas em sistemas de trabalho
Contribuições do TEACCH:
1. Favorecer a Generalização
2. Favorecer o Controle do comportamento
3. Estimular e desenvolver Atenção
4. Administrar a Sequencialização
O TEACCH não visa eliminar o padrão autistico, mas aproveitar o que o autismo provoca na pessoa.
Ao mesmo tempo em que o TEACCH estrutura atividades em sistemas de trabalho que organizam o pensamento e evidenciam o conceito que está sendo ensinado, o oferecimento das tarefas em vários contextos (ambientes, pessoas, situações, material) favorece a generalização do conteúdo, gerando a aprendizagem.
O que infelizmente ainda se vê em instituições e escolas que supostamente usam o TEACCH, é o aluno executando as mesmas atividades por tempo indeterminado, sentado em uma mesa de trabalho o tempo todo, sem variar de conteúdo, sem mudar a ordem de apresentação, sem introduzir o conceito ensinado em outras tarefa, etc. Esta prática ajudou a proliferar a falsa idéia de que o TEACCH "mecaniza" ou "robotiza" os alunos. (ver "mitos e verdades sobre o TEACCH" no link TEACCH - o que é).
Isso não é verdade quando usamos as formas adequadas e o uso correto dos procedimentos de ensino. Além disso, colocando ênfase em um conceito, guiando o aluno para o foco a ser trabalhado, eliminando estímulos desnecessários e concorrentes, garantimos a atenção e por conseguinte, sucesso no trabalho. Tal engajamento, sendo mais produtivo faz com que o aluno obtenha sucesso e passe a emitir condutas mais adequadas. Sabendo o que tem que ser feito, por quanto tempo terá que trabalhar, visualizando a instrução e reconhecendo o que se espera dele, o aluno com autismo sai de um estado ansioso e passa a contribuir funcionalmente para a sua aprendizagem. Talvez seja esta a maior contribuição do TEACCH para estas pessoas.
O Programa TEACCH beneficia alunos que apresentam:
1. Dificuldade na aprendizagem de conceitos
2. Foco excessivo em detalhes
3. Distrabilidade
4. Pensamento concreto
5. Dificuldade na associação de idéias
6. Dificuldade na generalização
7. Impulsividade e ansiedade
8. Anormalidades sensório-perceptuais
Fonte http://www.cedapbrasil.com.br/portal/modules/mastop_publish/?tac=TEACCH_-_O_que_%E9%3F
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