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sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Três Momentos

O Atendimento Educacional Especializado para Pessoas com Surdez, na perspectiva inclusiva, compreende e reconhece o potencial e as capacidades das pessoas com surdez, vislumbrando o seu pleno desenvolvimento e aprendizagem e assegura por dispositivos legais, que determinam uma educação bilíngüe, em que a Libras e Língua Portuguesa escrita constituem línguas de instrução em todo o processo educativo.
Para romper com os entraves que dificulta o acesso das pessoas com surdez na escola comum o trabalho do AEE, segundo Damázio (2005:69-123), envolve os três momentos didáticos pedagógicos, oferecendo a esses alunos a oportunidade de demonstrar em duas línguas, a capacidade que têm de se beneficiar de ambientes inclusivos de aprendizagem.
• AEE EM LIBRAS
Fornece a base conceitual dos conteúdos curriculares desenvolvidos na sala de aula, o aluno por meio desse atendimento tem acesso, em sua língua natural, às idéias básicas dos conhecimentos acadêmicos que estão sendo estudados, e é acompanhado todo o seu desenvolvimento, o que contribui para a sua participação efetiva na sala de aula comum no processo de construção de aprendizagem. O aluno deverá se comportar como um ser que pensa, formula suas idéias, questiona e tem liberdade de se exprimir. Ocorre diariamente no contra turno da sala de aula comum.
O planejamento do AEE Em Libras fica sob a responsabilidade dos professores especializados do AEE em parceria com os professores de sala comum e segue algumas etapas essenciais elencados abaixo:
1º Passo-o acolhimento do aluno, que precisa se sentir seguro e aceito, mantendo uma relação de respeito e confiança com o professor.
2º Passo- consiste em uma avaliação inicial onde o professor do AEE avalia os conhecimentos prévios que o aluno possui sobre os conteúdos acadêmicos, explorados por meio do canal de comunicação em Libras, onde são registrados e analisados o desenvolvimento do aluno, para definir os caminhos do plano de AEE em LIBRAS.
3º Passo- planejamento em parceria com o professor de sala comum, onde os estudos do conteúdo curricular que será estudado, esteja em consonância nos dois ambientes, sala que oferece o AEE e sala de aula comum.
4º Passo- momento que é feito o estudo dos termos científicos próprios do conteúdo a ser estudado em Libras, havendo uma ampliação do vocabulário técnico da Libras que reforça a necessidade de serem criados novos sinais, que assegurarão o aprofundamento dos conhecimentos nessa língua.
5º Passo- os professores de sala de aula e de AEE organizam os recursos didáticos, às imagens e todo material que será usado para ilustrar as aulas, além de murais de avisos e notícias, livros, painéis, fotos sobre os conteúdos em estudo. Quando o conceito for muito abstrato o professor do AEE recorre a dramatizações, para garantir o seu entendimento. Vale ressaltar que todo material é usado nos dois ambientes, o da sala de aula comum e AEE, e que a instrução do AEE é gestual e não deve adotar referências em Língua Portuguesa.
6º Executam o plano de AEE EM LIBRAS.
7º Passo- a avaliação é processual ao aprendizado por meio de Libras, e o professor do AEE deve estar atento à evolução conceitual dos seus alunos, verificando constantemente o que eles conseguem explicitar do conteúdo curricular trabalhado por meio da Libras.
Considerando que a educação escolar dos alunos com surdez tem uma proposta Bilíngüe como línguas de instrução a Libras e a Língua Portuguesa, o aluno fará a avaliação em sala de aula comum em Língua Portuguesa e será avaliado no AEE em Língua de Sinais.

• AEE DE LIBRAS

É de responsabilidade do professor e/ ou instrutor de Libras, que tem proficiência aplicada pelo MEC, por meio da avaliação Pró-Libras e num futuro próximo por professores formados por cursos Letras/Libras (preferencialmente surdo), pelo fato do contato com crianças, jovens e com adultos surdos, o que favorece a naturalidade no processo de aquisição da língua. O Professor de AEE necessita ter amplo domínio da estrutura da Libras, saber ensinar dialogicamente, estabelecendo interações comunicacionais e nesse espaço não pode usar o canal da Língua Portuguesa, além de saber desenvolver os vários conceitos da Libras de forma a vivenciar sem excluir conceitos abstratos, como também elaborar recursos didáticos com o uso de imagens e trabalhar a partir de um contexto.
O atendimento ocorre de acordo com a necessidade do aluno, no contra turno das aulas da sala de aula comum.
Passos necessários para o enriquecimento da aprendizagem da Libras:
1º Passo- acolhimento para que o aluno com surdez possa se sentir seguro e ter auto-confiança para o aprendizado da Língua de Sinais, sendo essa construção algo natural e tranqüilo que fará parte de toda a sua vida.
2º Passo- avaliação inicial para diagnosticar os conhecimentos que o aluno tem a respeito da Língua de Sinais, para que o atendimento possa ser planejado de acordo com o estágio de desenvolvimento da Língua de Sinais em que o aluno se encontra. Já alunos mais novos que não sabem terão atendimento mais intensificado.
3º Passo- Planejar a organização didática que implica o uso de muitos recursos, imagens e de todo tipo de referências que estimule o visual-gestual como: DVDs, livros, dicionários, material concreto, dentre outros. No decorrer os alunos interagem e vivenciam diálogos e trocas simbólicas.
4º Passo- execução do plano
5º Passo- Avaliação processual que considera a idade, o ano que o aluno estuda, utilizando fichas de registro onde consta: uso de mímica, conhecimentos dos sinais de Libras, fluência e simetria que analisam a configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação e expressão facial. É importante para que se verifique pontualmente, o desenvolvimento e a aprendizagem dessa língua pelo aluno com surdez que é de extrema importância para a inclusão.
6º Passo- refazer o plano.

• AEE PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA -ESCRITA
Esse momento diário, acontece na sala de recursos multifuncional e em horário oposto ao da sala de aula comum. Todo o ensino é desenvolvido por um professor, preferencialmente formado em Letras e que conheça os pressupostos linguísticos e teóricos que desenvolva a competência lingüística, bem como textual das pessoas com surdez, para que as mesmas possam ser capazes de gerar seqüências lingüísticas. Sugere-se que essa proposta didático pedagógica seja trabalhar em três níveis de ensino que são preparadas segundo o desenvolvimento de aprendizagem do aluno com surdez.
1º nível de ensino- voltada os processos iniciais de alfabetização e de letramento.
2º nível de ensino- intermediário, os textos veiculados apresentarão estruturas, organização e funcionamento de razoável complexidade, em condições de promover a leitura, interpretação e escrita, segundo categorias mais elaborada da Língua Portuguesa .
3º nível de ensino- mais avançado, em que o aluno com surdez tem de conhecimento do português escrito, sobre o uso da língua oficial na leitura e produção de textos mais complexos idade e que exigem uma maior elaboração e evidenciam um nível mais elevado de letramento.
Como canal de comunicação específico para o ensino e a aprendizagem é a Língua Portuguesa, utiliza-se a leitura labial, a leitura escrita. Quanto aos recursos amplo acervo textual em Língua portuguesa, presença de pistas escritas que possam ser utilizadas, como canal de comunicação entre o aluno, o professor e a estrutura e funcionamento da Língua. As aulas são preparadas segundo o desenvolvimento e aprendizagem do aluno com surdez.
1º Passo- Acolhimento
2º Passo- Avaliação diagnóstica onde o professor de Letras da sala de recursos multifuncional avalia e analisa o estágio de todo o desenvolvimento do aluno, em relação a Língua Portuguesa leitura e escrita procurando compreender em qual estágio esse aluno se encontra no domínio da língua
. 3º Passo- Planejamento de acordo com o nível que o aluno se encontra, organização dos recursos didáticos amplo acervo de livros com vários gêneros e textos, imagens, pistas escritas dentre outras.
4º Passo- Execução do Plano de AEE para o Ensino da Língua Portuguesa – Escrita, onde o aluno passará pelos percursos de contextualização, de descontextualização e de recontextualização
5º Passo- Avaliação contínua que evidenciará os avanços e servirá para redifinir o plano, em caso contrário..
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