Orientações para a avaliação
- nos testes, apresentação de textos mais curtos, questões mais directas, leitura e explicitação das mesmas por parte dos professores;
- as provas de avaliação devem ainda ser mais curtas/opção por responder a menos questões ou por ter mais tempo para a respectiva realização;
- na apresentação dos enunciados é importante ampliar o espaço entre linhas, o espaço para a resposta , ter cuidado com a nitidez., etc .;
- nos testes e fichas de avaliação deve proceder-se à adaptação das instruções . As perguntas devem ter baixa complexidade morfo-sintáctica, semântica e lexical. Podem ser utilizados testes com respostas múltiplas, especialmente a inglês;
- recordar que leia atentamente os testes antes de os entregar;
- não cotação de erros ortográficos embora sejam naturalmente corrigidos;
- atender a que os alunos disléxicos tendem a construir textos mais curtos e pobres de conteúdo;
- diversificar os meios de avaliação, dando maior peso à oralidade;
- privilegiar a avaliação contínua, dado ser comum que os disléxicos tenham desempenho instável e com retrocessos.
Orientações para as adaptações curriculares
Para melhorar as condições de aprendizagem, sugere-se que o aluno:
- realize fichas de trabalho com tarefas bem definidas e estruturadas do conteúdo leccionado que poderá ser realizado em aula ou como trabalho de casa.;
- receba orientação do seu estudo através de guiões , checklists, objectivos, perguntas, etc.;
- receba informação específica antes dos teste por forma a orientar o seu estudo;
- seja ajudado na leitura de textos e instruções;
- antes da exposição oral da lição fornecer-lhe um resumo do tema a tratar ;
- escrever no quadro palavras-chave, a fim de ajudar a tomar notas durante as aulas apresentadas oralmente;
- na disciplina de Língua Inglesa , dada a sua maior opacidade, recomenda-se que seja enfatizada a relação entre a fonologia e a ortografia da língua em causa, de forma explícita. Os exercícios de aprendizagem devem ser muito estruturados e graduais, com aprendizagem de uma competência de cada vez e devem também visar a sobreaprendizagem, pois o jovem tem dificuldades em reter a informação verbal. Deve privilegiar-se a compreensão e expressão oral. Os objectivos de aprendizagem devem ser reduzidos e/ou modificados de modo realista.
Outras recomendações
- dar a opção ao aluno de ler ou não em voz alta em público.
- o aluno deve sentar-se perto do quadro e do professor
- a família deve apoiar o estudo, nomeadamente lendo o material de estudo, corrigindo os apontamentos e ajudando a fazer resumos.
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