A nível comportamental e emocional encontram-se alterações de conduta, nomeadamente, uma hipersensibilidade a estímulos visuais e tácteis, a ruídos e odores; hiperactividade e capacidade de concentração diminuída; movimentos estereotipados; onicofagia (comer unhas); conduta tipo autista; comportamentos perseverativos; ansiedade social; aversão ao contacto visual e humor instável.
Ao nível do desenvolvimento cognitivo, encontram-se complicações na área da linguagem, inclusive as dificuldades de comunicação, alteração na programação e execução da fala, sendo esta repetitiva e incoerente. Encontram-se também comprometidos os processos e habilidades mentais, devido a um atraso intelectual de leve a profundo, dificuldade em assimilar noções abstractas, assim como generalizar e aplicar informações a situações novas.
O planeamento da educação das crianças afectadas com X-Frágil, deve ser o mais precoce possível, envolvendo uma equipa multidisciplinar, de forma a maximizar as capacidades cognitivas, comportamentais e emocionais destas crianças.
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