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sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Atividades e ideias para ensinar alunos com múltiplas deficiências

O magistério é uma profissão desafiadora, mas quando se tem a responsabilidade de proporcionar uma educação de qualidade a alunos com múltiplas deficiências, é preciso estar preparado. Certas atividades e ideias podem lhe dar um diferencial em sala de aula e, consequentemente, dar à vida desses alunos uma vantagem que, sob outros aspectos, eles perderam.

Problemas não acadêmicos relacionados

Primeiramente, reuniões e conferências devem ser realizadas com frequência e logo de início para determinar a gravidade das diferentes deficiências de cada criança. Os educadores não devem ter receio de falar abertamente às crianças sobre suas deficiências, pois estão relacionadas à sua experiência em sala de aula. Além disso, deve-se fazer frequentes intervalos ao longo do dia, uma vez que essas crianças podem encontrar dificuldade em lidar com as pressões da sala de aula. Esta dificuldade pode chegar a parecer apatia ou falta de estímulo dos alunos. Além disso, as crianças podem lutar contra a fadiga, disfunção da memória ou problemas com sua medicação. Acomodar essas dificuldades em sala de aula possibilita um ambiente de aprendizagem mais seguro e eficiente.

Fazendo anotações

Quando um aluno apresenta várias deficiências, tarefas acadêmicas básicas, como fazer anotações, podem ser penosas. Para ajudar esses alunos, os professores podem fornecer um formulário impresso ou um resumo das anotações. Além disso, pode-se permitir que gravem a aula em fitas cassete ou os próprios professores podem fazê-lo e lhes dar a gravação em formato MP3. Os alunos podem ouvi-la em um aparelho de MP3 ou no computador.

Avaliações

O objetivo, ao avaliar alunos com múltiplas deficiências, não é diluir o material, mas dar-lhes a oportunidade realista de provar que dominam certas habilidades e conceitos. Conduzir uma prova oral pode oferecer essa oportunidade, bem como pedir para alguém ler para o aluno, ou escrever as perguntas enquanto ele diz as respostas. Se a avaliação for no papel, deve ser no formato mais simples possível, lembrando que o excesso de perguntas em uma página, ou a mesma pergunta estendendo-se até a página seguinte, pode causar confusão. Esses métodos funcionam bem para todos os tipos de incapacidades, incluindo a visual, de movimentação, mental e de desenvolvimento. Deve haver objetivos preestabelecidos a serem alcançados pelas crianças e que sejam a base para julgar se dominaram um conceito.

Ajustes na política da escola ou em âmbito distrital

Cada distrito e cada escola adotam certas políticas. No que se refere ao ensino de alunos com múltiplas deficiências, pode ser necessário fazer ajustes em algumas dessas políticas. Por exemplo, o quanto se pode prolongar uma aula para alunos com certas deficiências, assim como a flexibilidade na observação de certas políticas, em virtude de inesperadas flutuações na condição ou medicação da criança. Além disso, assentos preferenciais podem ser proporcionados aos alunos com comprometimentos visuais, auditivos ou de atenção, em benefício à sua educação.

Ensinando estratégias

Certas estratégias podem ser mais eficientes para alunos com necessidades especiais. Por exemplo, organizadores visuais podem apresentar as informações organizadas de uma nova maneira que o cérebro do aluno talvez não seja capaz de processar. Além disso, fazer resumos, comparações e contrastes são estratégias que, comprovadamente, os auxiliam não apenas a processar, mas também a reter, informações. A estratégia de um Questionário de Perguntas e Respostas é um método que mostra aos estudantes como são formadas as perguntas, dando-lhes uma melhor compreensão sobre como respondê-las.

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