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quinta-feira, 24 de junho de 2010

Uso das TICs no AEE "Deficiência visual"

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem ser grandes aliadas tanto para o aluno com baixa visão,para a realização de atividades,quanto para oprofessor do AEE,para a produção de material,bem como para as atividades propostas pelo professor da sala de aula comum,com mais agilidade e possibilidades de adequação de recursos.Ocomputador possui aplicativos e recursos que permitem atender às neces sidades de cada pessoa no que se refere à ampliação,ao contraste,à edição de texto e à leitura via áudio.O processo de escrita e de leitura pode ser realizado por meio da combinação de orientações e estratégias pedagógicas,iluminação e instrumentos ade-quados a cada caso.O aluno com baixa visão deve buscar desenvolver seu estilo pes-soal,respeitando a sua capacidade visual e as recomendações médicas.Para o uso das TICs,é importante que o ambiente seja organizado de maneira
acessível.Sempre que possível deve ser utilizada a luz natural,considerando o melhor ângulode visão do aluno. Pode-se elevar o monitor à altura mediana da visão e usar suportes de textos para visualização de perto durante a digitação.A iluminação não deve refletir nomonitor.A organização do ambiente deve propiciar conforto para o uso dos equipamentos e levar em conta o tipo de atividade desenvolvida.A ampliação dos textos e dos objetos a serem visualizados deve ser definida de forma a manter o controle do campo visual de acordo com a necessidade pessoal.Podem ser usados textos em forma de coluna única com margens aumentadas para pessoas com visão central ou em duas colunas para aquelas que têm visão periférica.Apesar das vantagens que o uso de recursos de ampliação proporciona, no caso de leitura de textos longos (editados ou digitalizados), a pessoa com baixa visão poderá apresentar fadiga visual e irritação devido ao esforço visual e à tensão muscular exigida nessa atividade.Para minimizar este esforço,o uso de “softwares” síntese de voz torna-se uma alternativa valiosa para a obtenção da leitura imediata.O retorno sonoro, associado ao uso da visão, configura-se como um apoio complementar para a realização de diferentes atividades. Por exemplo para realizar a leitura de um texto longo,o aluno com baixa visão pode acompanhar as imagens e realizar a leitura via áudio, de forma que a atividade se torne menos cansativa e mais confortável. Para a realização da escrita, o som pode tornar-se um retorno que facilita a verificação.Com o usodos sintetizadores de voz, também é possível ler um texto em alta velocidade, o que pode seruma alternativa importante.Assim, o aluno pode beneficiar-se de diferentes recursos,de acordo com sua
necessidade,urgência e tipo de atividade a ser realizada.Cabe ao professor do AEE analisar com o aluno e com os demais professores,as vantagens de utilizar diferentes recursos facilitadores.

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