Sala de Recursos Multifuncional- SRM Faz parte da Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Paulo Ayrton Araújo é um espaço da escola para o Atendimento educacional Especializado AEE atende alunos com deficiência por meio do desenvolvimento de estratégias de aprendizagem,centradas em um novo fazer pedagógico que favoreça a construção do conhecimento pelos alunos subsidiando-os para que desenvolvam o currículo e participem da vida escolar.
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domingo, 5 de dezembro de 2010
Jogo virtual para crianças com Síndrome de Down
Jogo cuja proposta é proporcionar entretenimento e auxiliar no estímulo de crianças com Síndrome de Down."
O JECRIPE foi lançado no dia 14 de abril de 2010 e trata-se de um jogo cuja proposta é proporcionar entretenimento e auxiliar no estímulo de crianças com Síndrome de Down em idade pré-escolar. Este foi o primeiro jogo eletrônico desenvolvido para atender as necessidades específicas deste grupo.
Todas as brincadeiras desenvolvidas nesse jogo foram apresentadas de acordo com pesquisas realizadas pela equipe do projeto, de forma que elas estimulam a criança para atividades interativas de forma progressiva. Ele conta com tarefas que envolvem “clicar e arrastar” objetos, mover elementos para atividades específicas e até mesmo imitação de gestos (através de dançar uma música).
Cenário
O jogo apresenta na interface inicial um mapa do “ilha do Jecripe”, na qual a criança encontra três casas para começar as brincadeiras. Adicionalmente, há um garotinho chamado Betinho (personagem principal), que é uma criança com feições de Síndrome de Down, que acompanha o jogador em todas as suas atividades.
Em todas as atividades há a narrativa do cenário e do que está sendo solicitado à criança. Adicionalmente, há o estímulo positivo incentivando a continuar o jogo e expressando felicidade pelos acertos.
A casa à esquerda (Casa da Música), traz atividades envolvendo dança e imitação de gestos. Nessa área, em cada um das janelinhas é tocada uma música e o Betinho convida a criança a dançar juntamente com ele, imitando seus gestos. A casinha do meio apresenta um novo amiguinho: o Samuca.
O Samuca é um bebezinho que, como ainda não sabe se comunicar falando, aponta os objetos desejados nas prateleiras, para que a criança os leve até ele. A casa à direita (Casa das Bolhas) traz uma atividade relacionada à movimentação livre na tela (estourar bolhas) e outra que necessita combinar elementos e cores (colocar brinquedos na caixa da mesma cor).
JECRIPE download gratis -Baixaki
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Vi a matéria em telejornal hoje e achei sensacional!
ResponderExcluirParabéns!