O que é
É uma dificuldade relacionada à manutenção da atenção, compreensão e memorização e à atividade ocular durante a leitura levando a um déficit de aprendizado.
A Dislexia de Leitura afeta pessoas de todas as idades, com inteligência normal ou superior à média e está relacionada a uma desorganização no processamento cerebral das informações recebidas pelo sistema visual.
Devido ao esforço despendido no processamento das informações visuais, a leitura torna-se mais lenta e segmentada, o que compromete a velocidade de cognição e a memorização, produzindo cansaço, inversões, trocas de palavras e perda de linhas no texto, desfocamento, sonolência, distúrbios visuais, dores de cabeça, irritabilidade, enjôo, distração e fotofobia, após um intervalo relativamente curto na leitura.
Embora a causa da dislexia de leitura esteja relacionada às alterações neurobiológicas no processamento cerebral, problemas oculares contribuem significativamente para os sintomas da dislexia, pois estima-se que 85% de todo o aprendizado dependa das informações recebidas através do sistema visual. A avaliação oftalmológica dos pacientes disléxicos deve ser dinâmica considerando a atividade ocular durante a leitura e o esforço contínuo de foco para longe, perto e distâncias intermediárias (quadro negro, livros e cadernos e computador), o fluxo de informações constante e a percepção e cognição cerebral.
Este fluxo deve se processar, de maneira contínua através de movimentos sacádicos e fixações que refletem o estilo de leitura de cada pessoa, e que independem até certo ponto da dificuldade do texto. O estilo de leitura é caracterizado através do DPLC - diagnóstico padrão de leitura e cognição. Através do DPLC, a eficiência da leitura, aprendizado e memorização são obtidos antes e após o uso do filtros seletivos. No Hospital de Olhos, o DPLC é obtido através do rastreamento da atividade ocular dinâmica, associada a testes da visão funcional, contraste, estereopsia e fotosensibilidade e são sempre precedidos por laudos neuro e psicopedagógicos, já que a abordagem da dislexia de leitura é sempre multidisciplinar.
Tratamento pelo método Irlen
O tratamento da dislexia de leitura é multidisciplinar e deve ser acompanhado por psicólogos, pedagogos, neuropediatras, entre outros profissionais.
A contribuição do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães está no Exame Neurofisiológico do Processamento Visual, que servirá como referencial na caracterização da Dislexia de Leitura e no acompanhamento da evolução escolar e profissional. Este confirmará a validade ou não da adoção de Filtros Seletivos (que podem ser únicos ou múltiplos) para cada paciente.
O Exame Neurofisiológico consta de uma série de 8 exames onde são avaliadas as funções dinâmicas oculares, o processamento do Sistema Magnocelular, além das funções cognitivas no processo de leitura e dura em torno de 4 horas no mínimo. A avaliação final é feita considerando os relatórios já emitidos pelos demais profissionais envolvidos no acompanhamento destes pacientes e pede-se, inclusive, o preenchimento prévio de um questionário pela professora que acompanha este aluno, caso se trate de um estudante.
Esse exame já é realizado no Hospital há quatro anos e tem ajudado diversas crianças, jovens e adultos em processo de aprendizagem e em suas atividades profissionais. Uma vez caracterizada a dificuldade, receitamos óculos com Filtros Seletivos espectrofotocromáticos, fabricados nos EUA sob prescrição individualizada; que melhoram significativamente a velocidade da Leitura, compreensão, cefaléias, fotossensibilidade, segurança na deambulação, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário