Trabalhando com Nome próprio construindo um livro
Associação imagem letra paalavra
LEGO
OBJETIVO DE TRABALHAR A COORDENAÇÃO MOTORA,RACIOCÍONIO E IMAGINAÇÃO
ESCALA CUISINAIRE
Um pouco de história:
O idealizador do material Cuisenaire foi o professor belga chamado Georges Cuisenaire Hottelet, que, durante 23 anos, o estudou e o experimentou antes de sua divulgação. Feito originalmente de madeira, o Cuisenaire é constituído de barras pintadas em 10 cores diferentes e de comprimentos diferentes. As cores foram selecionadas após várias pesquisas feitas e de acordo com algumas relações entre números. O comprimento de cada barra representa um número natural, por isso cada barra tem uma cor e um tamanho diferente. A menor das barras tem 1 cm e representa uma unidade. A segunda tem 2 cm e representa o número 2, e assim por diante, até a maior de 10 cm que indica o 10.
Veja as cores correspondentes a cada número:
Cor de madeira ou branca n° 1
Vermelha n° 2
Verde clara n° 3
Lilás n° 4
Amarela n° 5
Verde escura n° 6
Preta n° 7
Marrom n° 8
Azul n° 9
Laranja n° 10
Objetivos: Auxiliar a compreensão de alguns conceitos básicos, como, por exemplo:
1. a ideia de número, por meio de um processo de descoberta pela comparação;
2. a sucessão de números naturais (sucessor, antecessor, estar entre, antes de, depois de, maior e menor);
3. a decomposição de uma adição em diferentes parcelas;
4. relacionar a ordem crescente das barras com a sequência numérica;
5. noções básicas para operações matemáticas;
6. noção de metade, dobro, triplo.
7. frações equivalentes.
PRANCHA DE FORMAS GEOMÉTRICA
Descrição: Trabalha a coodenação motora, raciocínio classificatório (forma, cor), conceitos (triângulo, círculo, quadrado, retângulo) e orientação espacial.
Habilidade: Coordenação Motora
TORRE DE HANOI
Uma excelente atividade para trabalhar com alunos com deficiência intelectual, por dar ao professor a possibilidade de acompanhar o processo de raciocínio do aluno e a capacidade de resolução de problemas. Pode-se começar com um número reduzido de discos e ir aumentando o grau de complexidade conforme o aluno for superando as dificuldades.As Torres de Hanói são um quebra-cabeças que consiste em uma base contendo três pinos, onde num deles, são dispostos sete discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de outro menor em nenhuma situação. O número de discos pode variar sendo que o mais simples contém apenas três.
As Torres de Hanói tem sido tradicionalmente considerada como um procedimento para avaliação da capacidade de memória de trabalho, e principalmente de planejamento e solução de problemas.
A Lenda
Existem várias lendas a respeito da origem do jogo, a mais conhecida diz respeito a um templo cosmopolita holandês, situado no centro do universo sub-aquático oceanico. Diz-se que Brahma supostamente havia criado uma torre com 64 discos de ouro e mais duas estacas equilibradas sobre uma plataforma. Brahma ordenara-lhes que movessem todos os discos de uma estaca para outra segundo as suas instruções. As regras eram simples: apenas um disco poderia ser movido por vez e nunca um disco maior deveria ficar por cima de um disco menor. Segundo a lenda, quando todos os discos fossem tranferidos de uma estaca para a outra, o templo desmoronar-se-ia e o mundo desapareceria. Hans supostamente inspirou-se na lenda para construir o jogo, o qual tornou-se muito popular na China Oriental.
Soluções:
Solução do problema com uma torre de quatro discos.É interessante observar que o número mínimo de "movimentos" para conseguir transferir todos os discos da primeira estaca à terceira é 2n-1, sendo n o número de discos. logo:
Para solucionar um hanoi de 3 discos, são necessários 2³ -1 movimentos = 7 movimentos.
Para solucionar um hanoi de 7 discos, são necessários 127 movimentos.
Para solucionar um hanoi de 15 discos, são necessários 32.767 movimentos.
Para solucionar um hanoi de 64 discos, como diz a lenda, são necessários 18.446.744.073.709.551.615 movimentos.
DOMINÓ DAS CORES
Facilita a nomeação das cores, a discriminação visual e a correspondência um a um. As peças ampliadas permitem melhor manuseio aos alunos com dificuldade de preensão.
Tangram
Tangram é um quebra cabeça chinês muito antigo, o nome significa "Tábua das 7 sabedorias". Ele é composto de sete peças (chamadas de tans) que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado: 5 triângulos de vários tamanhos, 1 quadrado e 1 paralelogramo.
Neste quebra cabeça deve-se seguir duas regras: usar todas as peças e não sobrepor as peças.
Conteúdos, objetivos e habilidades
Com o uso do tangram você pode trabalhar a identificação, comparação, descrição, classificação e desenho de formas geométricas planas., visualização e representação de figuras planas, exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras, compreensão das propriedades das figuras geométricas planas, representação e resolução de problemas usando modelos geométricos. Esse trabalho permite o desenvolvimento de algumas habilidades tais como a visualização, percepção espacial, análise, desenho, escrita e construção.Confeccionado para aluno com dificuldade de preensão. A colocação do imã facilita ao aluno o manuseio e a fixação das peças. Auxilia em dificuldades advindas da espasticidade e de movimentos involuntários de membros superiores, características comuns em alunos com paralisia cerebral do tipo
espástica ou atetóide.
Adoreii as atividades =]
ResponderExcluir