Quando houver suspeita de baixa visão,recomenda-se o encaminhamento do aluno para uma avaliação oftalmológica. Se a baixa visão for constatada, caberá ao professor do AEE avaliar as necessidades e as possibilidades de intervenção, bem como planejar as ações requeridas junto à família e à escola.Os alunos com baixa visão, desde pequenos, devem acostumar-se a usar os auxílios ópticos e a tomar conta de seus pertences. O professor de AEE,por sua vez, deve contribuir para que o aluno compreenda a relevância do uso dos auxílios ópticos e solicitar a colaboração dafamília e do professor do ensino comum para a realização desse objetivo.
Convém ressaltar que nem todo aluno com baixa visão necessita de recursos ópticos, segundo orientação oftalmológica.
Alguns alunos podem enxergar melhor em ambientes menos iluminados, como aqueles que têm sensibilidade à luz(fotofobia),e outros podem preferir ambientes mais claros. Deve-se controlar a iluminação da sala do AEE e da sala de aula comum, tendo em vista o conforto visual de todos os alunos. Geralmente, alunos com baixa visão demonstram preferência para sentarem-se próximos à janela e usufruir da luz natural. O professor pode usar luminária portátil, localizada próxima ao aluno, quando a iluminação não for suficiente. Para aqueles que apresentam fotofobia, uma cortina pode evitar a incidência ou o excesso de luz.O professor do AEE pode verificar a preferência do aluno pelo tipo de iluminação e orientar o professor da sala comum e a família no sentido de controlar o ambiente da sala de aula e demais locais com cortinas, tipos de lâmpadas da sala ou luminárias.O AEE aos alunos com deficiência visual, deve ser realizado em uma sala de recurso multifuncional. A partir do estudo de caso, o professor elabora o Plano de AEE, no qual devem constar os recursos de acessibilidade a serem utilizados no âmbito da escola e dacomunidade, tendo em vista o desenvolvimento da autonomia e independência.Na escola,alguns obstáculos podem dificultar o processo de aprendizagem dos alunoscom deficiência visual:a dificuldade de identificação;a concepção de que a defi ciência ocasiona dificuldade de aprendizagem;a falta de acesso ou adaptação de conteúdos escolares;a ausência de acessibilidade arquitetônica, nos materiais didático-pedagógicos e demais recursos de tecnologia;e o não reconhecimento das necessidades educacionais específicas e das potencialidades destes alunos.O conhecimento de recursos tecnológicos disponíveis que favoreçam o funcionamento visual e a acessibilidade é imprescindível no processo de escolarização dos alunos com deficiência visual.Além de conhecê-los,o professor do AEE deve saber utilizá-los e orientar os professores do ensino comum quanto ao uso desses recursos na sala de aula e fora dela.Dessa forma,compete aos educadores, gestores e demais profissionais da escolapreparar o ambiente,criando condições para o acesso, participação e aprendizagem dos alunos com deficiência visual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário