Seguidores

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Deficiência intelectual

1. Ofereça sempre ao aluno com deficiência intelectual (DI) o mesmo que oferece aos outros. Não se esqueça que a sua escrita, os seus desenhos, as suas realizações, muitas vezes apresentadas por garatujas, objetos sem forma, têm valor social e não linguístico ou figurativo. por isso, se os outros alunos vão ao quadro fazer uma tarefa, chame-o também. Dê-lhe todos o material utilizado na escola - cadernos, livros, estojos, tesoura, etc. 2. Para garantir sempre a participação do aluno com DI nas atividades consideradas muito elevadas para o seu grau cognitivo, busque embutir nelas algum elemento que lhe chame a atenção. Por ex. no quadro registe com cores diferentes as operações de expressão matemática complexa. Faça desenhos para ilustrar os textos, enfeite o quadro com molduras de flores, letras, números, bonecos. Todos esses elementos contribuem para chamar a atenção dos alunos. 3. Faça um portfólio do aluno com DI, vá colocando numa pasta tudo o que ele produzir durante o ano. No final poderá ter uma visão mais detalhada do seu processo de evolução e, dessa forma, dar continuidade ao trabalho com maior segurança. Esse procedimento também contribui para a avaliação da família e muitas vezes dele próprio. Ao observar os seus trabalhos, o aluno com DI pode vir a construir um conceito de continuidade ou visão de si mesmo. 4. Procure proporcionar ao aluno com DI tantas tarefas quantas forem dadas aos outros. Por ex. quando precisar mandar recados a outro professor ou à secretaria da escola, peça-lhe que o faça. Nesse caso é preciso que todos os alunos e funcionários estejam avisados de que ele poderá ter essa incumbência e, portanto, circular livremente pela escola. 5. Criar ambiente de aula que favoreçam a aprendizagem, tais como atelier, cantinhos, oficinas, etc. 6. Promover o desenvolvimento de atividades adaptativas: sociais, de comunicação, cuidado pessoal e autonomia.

Atividades de inclusão NEE / Socialização

1. Oferecer ao aluno com limitações o maior número possível de informações sobre o assunto que está em discussão para que ele não fique deslocado. Não falar de costas para o aluno, nem quando estiver a rir ou comer, isso impossibilitará que ele o compreenda.2. Não gritar o nome do aluno com limitações no meio do pátio, corredor ou sala de aula, por qualquer motivo que seja. Ele poderá não ouvi-lo dependendo da distância e sofrerá constrangimento.3. Não deixar que passe por situações embaraçosas quando junto de outros colegas: orientar os demais alunos da escola a respeitarem as suas limitações. 4. No horário de recreio não permitir que o aluno com limitações fique próximo do refeitório da escola, utilizando-se da sua deficiência para ganhar lanches gratuitamente pela compaixão dos colegas. 5. Não deixar que o aluno fique isolado dos pares durante o recreio e em outras atividades. 6. Faça com os seus alunos o jogo do saco: coloque um objecto num saco de pano, vende os olhos de quem vai adivinhar o conteúdo do saco. Com essa atividade todos vão compreender melhor a necessidade que a criança deficit visual (DV) tem de tocar o que está á sua volta. 7. Geralmente, alunos autistas têm uma certa resistência em entrar na sala de aula, muitas vezes fica num ambiente fora da sala de aula. Para aproximá-lo do grupo pode organizar uma aula perto dele, no ambiente escolar onde costuma ficar. 8. Se surgir a ideia de uma brincadeira - por ex. corrida do saco (crianças correndo dentro do saco) - e tem na turma um aluno que não ande, não pergunte se quer ou não participar na atividade antes que ele se pronuncie. Caso os outros alunos questionem diga-lhes que ele vai resolver como participar na brincadeira. Caso a conclusão seja que a criança não pode ou não quer participar, diga-lhes se essa é ou não uma boa brincadeira, já que naquele momento nem todos podem participar. 9. Para ajudar os alunos a desmistificar as NEE e respeitar as limitações dos outros, pode propor atividades como: Desenhar e escrever com os pés, com a boca, com o lápis debaixo do braço, com a mão contrária aquela que os alunos têm habilidade;Saltar à corda só com um pé;Ver um filme sem som e depois descrever o que se entendeu; Ler um texto escrito de trás para a frente;Com uma venda nos olhos, descobrir a forma de objetos, fazer uma refeição, movimentar-se na sala de aula. Um outro passo importante é agrupar os alunos na maioria das atividades desenvolvidas. O trabalho conjunto incentiva a cooperação, a construção do espírito solidário e a troca de conhecimentos. Não importa que o aluno, em alguns momentos, copie o outro. O que vai impedir que faça isso em todos os momentos é o facto do professor elaborar atividades cujo desempenho seja obrigatoriamente diferente.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Exposição de Portfólio das crianças para os pais.

Objetivos dos Trabalhos realizados com as crianças e expostos abaixo: História em tirinhas Incentivar a escrita,a leitura e a criação além de trabalhar a antecessão e a sucessão de fatos. Confecção de Livro usando a técnica do TANGRAM Desenvolver a criatividade,a autonomia a oralidade. Propiciar a oportunidade de construção do conceito de temporalidade e de sequência de fatos e valorizar o habito de ler,ainda que no principio seja a pseudo leitura- através da leitura de imagem e da criatividade. Apresentar as figuras geométricas,as cores, e os números. Projeto quem conta um conto aumenta um ponto Trabalhar preservação do meio ambiente,as linguagens orais e escrita,habilidades motora criatividade e autoestima. Jogos de Poesia Propiciar a aproximação compreensão e expressão oral da linguagem poética;apresentar a poesia como forma de expressão literária e cultural. Conhecer um tipo diferente de poemas:O visual!! Cantos e encantos Possibilitar variedades de percepções e sensações do aluno na sua relação com o mundo;levar a reflexão sobre a estrutura das canções(escrita)provocar a memorização de trechos(que possam ser utilizado como repertório para a escrita de outros textos);desenvolver habilidades cognitivas:propor o pesquisar,descobrir,criar e refletir proporcionando o sentir(absorver)interiorizar(Pensar)para depois fazer (comunicar)Promover a leitura de textos que o aluno já conheça. O dicionário de formas Reconhecer,nomear,comparar,descrever e desenhar formas geométricas planas e não planas,resolver problemas e compreender o que é um dicionário e qual sua utilidade. Os sentidos da pontuação Verificar a importância da pontuação correta para a compreensão de texto escrito e orais. Transformar o texto em história em quadrinho . Hora de cuidar dos valores Ordenar uma sequência narrativa e criar novo desfecho. Conhecer o conceito de lendas e sua conotação cultural,escrever uma noticia de jornal. História carolina e o pirata(dobradura) Fazer a criança interagir com a história contada estimulando a imaginação a fantasia,a coordenação motora,a percepção tátil,a observação a concentração.










Painel Inclusão



Cartões de Natal confeccionados pelas crianças para e serem trocados com os colega..

Atividade do projeto Somos todos Iguais e diferentes..